E todo pontapé inicial se dá com o pé direito!

E todo pontapé inicial se dá com o pé direito!
Um Blog para os amantes... Do futebol!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

REESTRUTURAÇÃO NO FUTEBOL CARIOCA.

Estamos chegando a metade do brasileirão e uma coisa me chamou a atenção, diferente dos outros anos, vemos os times cariocas com uma certa força no lado administrativo.
Esse ano os clubes não estão ameaçados pela famosa "sombra do rebaixamento", a não ser o Flamengo, que não consegue achar uma formação constante e um ataque consistente(apenas 4 gols nos últimos 10 jogos). Mesmo assim, os reforços estão chegando e o técnico Silas deve achar um padrão para esse elenco.
A liderança do Fluminense é incontestável, o clube fez o maior investimento da sua história recente.
Trouxe um técnico que exigiu o mínimo de infra-estrutura para um trabalho vitorioso e a longo prazo, não se surpreenda se o clube estiver nas cabeças do próximo campeonato. A Unimed está prontinha para liberar a verba para a construção do Centro de Treinamento do tradicional tricolor carioca.
Que coisa impressionante, um time que tinha 98% de chances de participar da Série B do ano seguinte, está liderando o campeonato com uma personalidade incrível este ano.
Sinceramente, vou dizer o que pensei no pós-estadual do Rio de janeiro este ano. "Mais uma vez o campeonato carioca não servirá de parâmetro para o melhor carioca no Brasileirão". Olhem como o futebol apronta as suas armadilhas...
O Botafogo era um time com pouco investimento e uma base "nova" no início de 2010. Ganhou o estadual e manteve os jogadores, além de trazer mais reforços no pós-copa.  Agora está em uma briga constante por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
O time de Joel Santana está voando baixo com Jéfferson, Somália, Jóbson, Maicosuel e os outros comandados. Um elenco que ao meu ver é pouco competitivo, mas que está mostrando que a "Estrela Solitária" está em boas mãos.
Dos quatro times, o Vasco da Gama foi o que começou o campeonato na pior situação. No Pré-Copa, só venceu uma partida e conseguiu apenas sete pontos. Vimos o clube fazer contratações de jogadores competitivos, porém com uma certa idade, que gerou uma desconfiança de parte da torcida.
Na volta da Copa do Mundo, deu canja... O time melhorou absurdamente, mesmo com os últimos tropeços em casa e as lesões de alguns atletas. O clube está com problemas na parte financeira, não consegue acertar o acordo com a Eletrobrás, mas a torcida está confiante e está lotando o estádio em todos os jogos.
Nunca vimos tanta disposição e tanto sucesso na "Era dos pontos corridos" no futebol carioca, não o sucesso de um clube, mas o sucesso conjunto. Isso mostra que todos os clubes mobilizadores de grandes massas podem se reerguer, basta determinação, amor e uma parcela de ajuda dos dirigentes!

3 comentários:

  1. é verdade, viva o futebol carioca!

    uma abordagem legal, ja q vc falou sobre o investimento da unimed na construçao de um CT, seria sobre esse mito de q a estrutura era determinante para o sucesso no campeonato, claro q é importante, porem existem exemplos recentes sobre: Flamengo e Atlético MG q contrariam isso. E agora no brasileirão?

    "copa do mundo vem ai e o maraca vai fechar.."
    Sem estrutura,
    Como ficam a dupla Fla Flu??

    podem ate jogar no Rio, mas nao estarao em casa...

    O Vasco ja falo q sao janu nao suportaria o jogos dos 3 mas os treinamentos durante a semana, proprio Muricy questionou o estádio anos atrás, terá revesamento entre Engenhao Volta Redonda e Sao Januário??
    um brigara para nao cair e outro cairá da liderança??


    abraço irmao

    ResponderExcluir
  2. Roberto, é meio cedo para fazermos projeções tão elaboradas da queda de rendimento de duas equipes.
    Concordo que o Flamengo está em má fase por não ter estruturado o elenco desde o final do ano passado, onde poderia ter renovado contratos e feito boas contratações!
    Mas o Fluminense, por mais que não tenha um CT, tem o tradicional estádio das Laranjeiras. Lá o elenco treina e a torcida passa uma força para os jogadores.
    A estrutura administrativa do Fluminense é a melhor do futebol carioca e uma das cinco melhores do país. Tem times com o mesmo patrocionador, como o Grêmio, que tem estádio, uma grande torcida mas não tem ninguém para gerir o futebol.
    Espero que o clube das Laranjeiras consiga superar o fato de não ter estádio e mantenha esse futebol de alto nível.

    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. ai..
    escutei boatos...

    PC ta saindo, Doriva voltando e CT chegando
    e provavelmente R Caetano ficando..

    ResponderExcluir